22/07/2009 - 21:07
A Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), líder absoluta do mercado de cervejas no Brasil, foi multada nesta quarta-feira pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em R$ 352,7 milhões, a maior penalidade já aplicada pelo órgão antitruste.
A AmBev foi condenada por causa de um programa de relacionamento com bares, restaurantes, mercearias e supermercados, o "Tô Contigo", iniciado em 2003. O programa foi julgado pelo Cade prejudicial à concorrência e aos consumidores finais porque fideliza os pontos de venda, induzindo-os a dar exclusividade às cervejas do portfólio da Ambev ou limitar a comercialização de marcas concorrentes.
"A Ambev se excedeu ao exercer a sua liberdade de atuação no mercado", afirmou o conselheiro-relator do caso, Fernando de Magalhães Furlan. Em seu voto, ele destacou ainda que os mais prejudicados são os consumidores finais que "não têm nem a variedade e nem os preços desejados" nos estabelecimentos comerciais.
Além da multa milionária, que equivale a 2% do faturamento bruto no Brasil da companhia em 2003, a Ambev terá que suspender imediatamente as exigências de exclusividade ou de restrições aos concorrentes.
Todos os direitos reservados ao Jornal Monitor Mercantil.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autoriização.